quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

AME começa a negociar novo Quadro Organizacional da PM ainda em Janeiro

A Associação dos Militares pretende iniciar as conversas com o governo a respeito do Quadro Organizacional ainda em janeiro. A informação foi repassada pelo presidente da entidade, Isaque Ximenes, na manhã desta quinta-feira. De acordo com ele, a solicitação será de uma ampliação de cerca de 40% na criação de novas vagas.

Usando de algumas bases percentuais, o presidente explica que a instituição atualmente precisa da criação de mais dois postos de coronéis.

- Precisamos a criação de mais dois postos de coronéis, assim ficaria dois para o comando, um para a corregedoria, outro para o gabinete militar e três para o CPO I, II e III. A partir dessa criação passaremos a ampliar os demais postos e graduações, afirmou Ximenes.

A ideia da AME é também criar mais quatro postos para tenente coronel e cinco para capitães, a fim de organizar a pirâmide. Quanto aos praças a proposta aumenta de 90 vagas para subtenente para 126. Já para 1º sargento, as atuais 150 vagas passariam a ter 210 e 2º sargento teria um aumento de 96 vagas, saindo de 240 para 336. Com isso, os gestores da AME acreditam que iria permitir uma boa abertura do quadro e permitiria ascensão hierárquica para os militares.

- Nossa proposta ainda não está definitivamente fechada. Temos que trabalhar ainda na base, junto com os associados. Mas pretendemos protocolar ainda este mês o ofício mostrando para o governo o que queremos, qual o desejo dos militares, disse o presidente.


Contando hoje com um efetivo de 2.706 homens, a Quadro Organizacional da PM apresenta uma defasagem de aproximadamente de 75%, o que deixaria o efetivo total com 4.734 policiais. Apesar da extrema defasagem, o que poderia melhorar a ascensão hierárquica acaba sendo o inverso. Atualmente, diversos militares encontram-se com tempo de interstício mais que ultrapassado em mais de cinco anos, outros a dez anos no mesmo posto ou graduação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.