quarta-feira, 31 de julho de 2013

AME buscará na justiça reclassificação de terceiros sargentos inativos

A Associação dos Militares (AME), através da Banca de Advogados Roberto Duarte, buscará na justiça o direito de reclassificar os terceiros sargentos de nível I que se encontram na inatividade ou afastados de suas funções. Com a ação, os militares poderão receber os proventos de um 3º sargento nível V.

- Ocorre que os policiais militares inativos fazem jus ao direito de receber seus proventos na mesma proporção que os servidores em atividade de acordo com o Art. 40, § 8º da Carta Magna, bem como no art. 34 da Constituição do Estado do Acre, sendo assegurado o referido direito no art. 56 da Lei Complementar n.º 164/2006, Estatuto dos Militares do Estado do Acre, afirma o advogado Roberto Duarte.

Os policiais militares inativos já haviam pleiteado o direito junto ao Comando Geral da PM e teve seu requerimento indeferido no processo administrativo nº 2012.02.001153, sob o argumento de ausência de amparo legal, ainda que demonstrada ao final, a garantia deste direito tanto por intermédia da legislação quanto pelo entendimento jurisprudencial.

A ação judicial também solicita o pagamento retroativo com juros e correções monetárias.

- Os Juros de mora devem ter por termo inicial a data da citação, com índice especificado na Lei n° 9494/97, Art. 1º-F, e a correção monetária deve ser observada a partir do pagamento a menor de cada parcela, aplicando-se o índice do INPC, consoante o entendimento dos Tribunais Superiores, declarou o advogado da AME.

Para o sargento Isaque Ximenes, presidente da Associação dos Militares, é preciso lançar um olhar atento aos interesses dos policiais e bombeiros reformados, inativos e dos pensionistas para que tenham garantidos seus direitos e sintam que não estão abandonados e sem representação.


- Quando cuidamos dos assuntos dos inativos e pensionistas estamos cuidando do nosso futuro, do futuro dos militares que hoje estão na atividade. Nos próximos dez anos, diversas turmas de oficiais e praças deverão deixar a Caserna e não podemos abrir uma vírgula das conquistas que tivemos nos últimos tempos, pontuou o presidente.

Fonte: Site da AME

Um comentário:

  1. Ótima iniciativa Isaque, agora falta acabar com a discrepância dessa gratificação de formação policial militar em todas as graduações e postos e de preferencia diminuir esse monte de nível que tem nessa graduação, poderiam ser somente 2 níveis (os mesmos 3 anos cada) já que em média o 3º SGT passa 6 anos para ser promovido.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.