terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Fala secretário: comandante da Polícia Militar confirma aumento da violência em Rio Branco


Comandante da Policia Militar do Acre diz que não existe efetivo para a construção de boxes solicitados por 200 lideranças comunitárias em toda capital. Sem revelar dados, Anastácio diz que em 2012 aumentou o número de homicídios.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com

Cresce a onda de violência em Rio Branco. Bairros do Segundo Distrito são os mais atingidos pela onda de assaltos e arrombamentos. Na região da Amazongás, comerciantes de drogas cobram pedágio de moradores do loteamento Santo Afonso e do Residencial Rosalinda. Os dados foram revelados pelo comandante da Policia Militar do Acre, coronel Anastácio, durante entrevista ao Sistema Público de Comunicação, na manhã de hoje (26) no Programa Fala Secretário.
Durante uma hora, o coronel Anastácio falou das operações que o policiamento começou a executar nesta semana para “resgatar índices aceitáveis de roubos e assaltos” praticados nos últimos dias na capital.
No programa, moradores dos bairros Belo Jardim, Taquari, Santo Afonso e Rosalinda fizeram intervenções através de participação ao vivo e pelas redes sociais, falando do clima de insegurança vivido no Segundo Distrito. A região vem sendo o palco da escalada assustadora e sem controle de ações criminosas.
Ainda de acordo informações repassadas pelo comandante, às taxas de criminalidade da região do Calafate preocupam o comando da segurança pública. Ele também afirmou que o número de homicídios aumentou em 2012.
“Iniciamos ontem uma operação com 26 homens da Policia Militar para coibir a violência nesses bairros”, garantiu.
Em 2012 foram registrados no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (CIOSP) 50 mil ligações somente de Rio Branco. Segundo o comando, no pico da violência chegam a ser registradas 500 ligações/dia.
“Infelizmente a Policia não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo”, comentou.
Em resposta a reivindicações para construção de Boxe da PM, ele revelou que existem mais de 200 pedidos em sua mesa. O comandante deixou claro que por falta de efetivo não é possível atender a demanda.
“Um boxe desses ocupa em média 08 policiais, então a Policia não tem como atender essa reivindicação, estamos enviando viaturas nas áreas mais violentas, com apoio do GIRO”, acrescentou Anastácio.

Um comentário:

  1. Informações seguras dizem que o efetivo, além de mal distribuído, muita gente "à disposição", inclusive "novinhos" em serviço interno. Sugestão contratar funcionários civís para as atividades administrativas, deslocando os PM's para a atividade-fim.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.