quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Serviço reservado da PM deverá investigar apenas infrações penais militares



A resolução nº 08 de 21 de dezembro de 2012, divulgada pela Polícia Militar do Acre esta semana, obriga ao comandante geral, José dos Reis Anastácio, a coibir qualquer investigação do serviço reservado da PM e ações que não sejam de natureza militar.

De acordo com o documento assinado pela presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Maria do Rosário Nunes, os trabalhos do serviço reservado ou P-2, como também é conhecido, deverá se pautar no levantamento de informações a respeito de policiais militares em possíveis infrações penais.

A determinação, se acatada, deverá acabar com os grupos que trabalham descaracterizados nos batalhões e que desempenham importantes serviços no combate à criminalidade em suas regionais. 

5 comentários:

  1. Mais uma vez o crime vai sair ganhando a batalha, a que pontos chegamos meu deus, é lamentável o estado crítico em que a segurança pública está passando, e se depender desses safados que estão no poder, a tendência é piorar... Revoltante...

    ResponderExcluir
  2. Com essa decisão que foi tomada por quem não conhece a realidade das ruas ( não havia no conselho que decidiu, neunhum policial, de qualquer ccoporação), que vai sair perdendo é a comunidade e a bandidagem ganhando, todos sabemos do trabalho que os P-2 dos Batalhões realizam, auxilaindo os comandos em muitas operações que culminam com prisões dos mais diverso criminosos. Mas fazer o que, é assim que as autoridades querem.

    ResponderExcluir
  3. Já estava na hora. O serviço reservado/Velado da polícia militar é estritamente voltado para a corporação investigando os delitos dos policiais militares. Investigação na sociedade esta voltado para a polícia judiciária,espero que a polícia civil comece a trabalhar dentro de suas funções e atribuições, diminuindo assim a carga de desvio de atribuições para a polícia militar, devendo o policial militar cumprir somente suas atribuições, corrigindo as mazelas e trabalhando na legalidade.

    Obs.: 1 -- A polícia judiciária (Polícia Civil) é um órgão da segurança do Estado que tem como principal função apurar as infrações penais e sua autoria por meio da investigação policial, que é um procedimento administrativo com característica inquisitiva, servindo, em regra, de base à pretensão punitiva do Estado formulada pelo Ministério Público, titular da ação penal de iniciativa pública.
    2 -- A Polícia Militar estadual é a força de segurança pública que têm por função a polícia ostensivo e a preservação da ordem pública, com exclusividade no policiamento ostensivo, no âmbito dos estados (e do Distrito Federal). Subordinam-se administrativamente aos governadores e são para fins de organização, forças auxiliares e reserva do Exército Brasileiro, e integram o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil, ficando subordinadas às Secretarias de Estado da Segurança em nível operacional.
    3 - Somente a polícia Federal possui o ciclo completo (polícia judiciária e polícia administrativa.

    ResponderExcluir
  4. Os militares deveriam ficar felizes, pois nunca foi da competencia da Polícia Militar fazer investigações...agora aqueles que gostam de fazer investigações, que façam um concurso da PF ou PC.

    ResponderExcluir
  5. E dá-lhe "DIREITOS HUMANOS"!!!! Sabemos para quem serve!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.