quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Diversas Polícias do Brasil não cobram limite de idade para policiais militares candidato ao oficialato

Por Isaque Ximenes, presidente da AME/AC
Várias polícias no Brasil não estão cobrando limite de idade para concorrentes ao oficialato  que já sejam policiais militares. A PMAC já sinalizou que tem interesse de seguir as mesmas tendências. O que ao nosso ver, seria uma questão de justiça com os combatentes que já se encontram em atividades nas fileiras da policia militar,  que já tem idade superior a exigida para os demais concorrentes.
Lembrando que existem outros requisitos, que serão exigidos para os que já são policiais militares, da mesma forma como será cobrado dos demais concorrentes, como por exemplo, o teste de aptidão física e demais obrigações sociais e jurídicas.

                       
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CONCURSO PÚBLICO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – CFOPM/2013
EDITAL – PMERJ, DE 25 DE OUTUBRO DE 2012
4. DOS REQUISITOS GERAIS

4.1 Os candidatos ao Curso de Formação de Oficiais da Academia de Policia Militar D. Joao VI/PMERJ/2013 deverão satisfazer as seguintes exigências especificas:
a) Ser brasileiro nato;
b) Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos masculinos;
c) Ter idade compreendida de 18 (dezoito) anos na data de matricula e 30 (trinta) anos ate a data limite doperíodo de inscrição;
d) Para o candidato Policial Militar do Estado do Rio de Janeiro não haverá limite de idade;


SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO
COMANDO GERAL-CMDO G
DIRETORIA DE PESSOAL-DP

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Nº DP – 002/321/12
A Diretoria de Pessoal da Polícia Militar do Estado de São Paulo torna pública a abertura das inscrições e para realização de Concurso Público e estabelece normas específicas destinadas a selecionar candidatos visando ao preenchimento de 120 (cento e vinte) cargos de Aluno Oficial no Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Curso de Formação de Oficiais - CFO), masculino e feminino.
A abertura do Concurso Público foi autorizada pelo Despacho do Governador do Estado publicado no Diário Oficial do Estado nº 74, de 19 de abril de 2012, e será regido pelas instruções constantes no presente Edital, em consonância com o que preceituam a Constituição Federal, Constituição Estadual, Lei Complementar nº 1.036, de 11/01/08, Lei nº 10.261, de 28/10/68, Lei nº 10.859, de 31/08/01, Lei nº 12.782, de 20/12/07, Decreto-lei nº 260, de 29/05/70, Decreto nº 54.911 de 14/10/09, Diretriz Geral de Ensino da Polícia Militar e o Regimento Interno da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

CAPÍTULO II - DOS REQUISITOS PARA INGRESSO
1. São requisitos para ingresso:
1.1. ser brasileiro;
1.2. contar com, no máximo, 26 (vinte e seis) anos de idade, exceto se integrante da Polícia Militar do Estado de São Paulo;

Um comentário:

  1. ESSE TEXTO DEVERIA SER UM MANUAL DE COMO O OFICIAL NÃO DEVE AGIR, QUE DEVERIA SER INCOPORADO NO CFO.
    (COPIADO DE UM ANÔNIMO QUE POSTOU EM OUTRA MATERIA)

    10 passos para se tornar um comandante mediocre.

    1º PASSO - SER O COMANDANTE QUE NÃO COMANDA
    Ele tem como única preocupação o usufruto das regalias do cargo, desempenhando com maestria os simbolismos da função, mas sendo incapaz de fazer sentir a sua liderança (se é que tem) tanto quanto é incompetente para conquistar o respeito voluntário de sua tropa.

    2º PASSO - NÃO SER EXEMPLO DE LIDERANÇA
    Aquele comandante que nenhum outro comandante em níveis hierárquicos subordinados gostaria de seguir os passos. É aquele que:- Acha que o problema são os outros. - Não exerce influência sobre a tropa. - Não sabe quando assumir a responsabilidade.

    3º PASSO - NÃO SABER OUVIR
    Ouvir é o instrumento básico do relacionamento humano. Ouvir para conhecer. Ouvir para prestigiar. Ouvir para incentivar. Ouvir para amadurecer. Ouvir para decidir. Conhecer o subordinado; prestigiá-lo como pessoa; incentivá-lo à participação. Amadurecer para decidir. Decidir para comandar! "O comandante que não sabe ouvir é o mesmo que:

    - Nomeia as pessoas certas para as funções erradas.
    - Não sabe usar o poder mágico das palavras.

    4º PASSO - NÃO TER UM OBJETIVO E UM SENTIDO PARA O SEU COMANDO.
    Um comandante precisa articular uma meta comum que inspire a sua tropa a se empenhar em conjunto. Além de ser capaz de angariar o apoio coletivo. Para ser medíocre, também:

    5º PASSO - CRIAR UM CLIMA DE DESCONFIANÇA

    Esta condição gera uma disputa interna por cargos e funções. Trata mal o portador das más notícias e com medalhas os bajuladores.
    - É incapaz de proteger a sua tropa contra os políticos.

    6º PASSO - BUSCAR ELOGIOS E NÃO RESULTADOS
    Estes comandantes estão preocupados simplesmente em livrar as suas peles e manter as suas gratificações pelo maior tempo possível. Este comandante:
    - Acredita que as boas idéias só podem surgir na cabeça de coronéis.
    - Não desafia a sua tropa para superar os limites.

    7º PASSO - NÃO ASSUMIR RISCOS CALCULADOS
    Não compreende que atualmente as Corporações devem, para permanecerem vivas e fortes, elogiar e promover aqueles que correm riscos, mesmo que fracassem de vez em quando. Aqueles que nunca erraram nunca fizeram nada para melhorar a Corporação. Estes comandantes também:
    - Preferem as pessoas que seguem o padrão do que aquelas que pensam por si mesmas.
    - Não dão oportunidades aos profissionais promissores.

    8º PASSO - NÃO PREPARAR O SEU PESSOAL
    Estes comandantes menosprezam os treinamentos, pois querem simplesmente ver o pessoal em postos de serviço para dar uma satisfação aos políticos.

    9º PASSO - ESTIMULE A DESUNIÃO
    O comandante que não é justo no estabelecimento de punições ou, pior ainda, na concessão de prêmios e condecorações, beneficiando preferencialmente os peixes que se estruturam pela bajulação, em detrimento dos que realmente estão correndo os riscos da atividade policial, gera um clima de descontentamento e desunião no seio da tropa.

    10º PASSO - NÃO SE PREOCUPE COM A QUALIDADE DE VIDA DE SUA TROPA
    Os comandantes que não têm a menor preocupação com as condições de moradia, saúde, educação, lazer e salarial de sua tropa, não se preocupando com fatores importantes como: escala de serviço.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.