sábado, 12 de maio de 2012

4 de Maio entrevista o Deputado Major Rocha


Os trabalhos políticos do deputado Major Rocha nos últimos meses parece não ter mais fim. Confiante de que o futuro político será melhor para os militares, o parlamentar forneceu uma entrevista para o Blog 4 de Maio.

4 de Maio – Como o senhor avalia o momento político para os militares estaduais?

Major Rocha – O militar estadual é um cidadão brasileiro, embora com todas as leis específicas para punir a categoria que mais parecem de um Estado de Ditadura, gozamos do direito de participar dos destinos políticos de nossa cidade, estado e país. Nesse momento, temos que nos movimentar para termos nossos representantes na Câmara Municipal, essa vitória é uma vitória da categoria e um reforço para a busca de novos direitos e o cumprimento dos que já existem.

4 de Maio – Hoje o senhor está à frente de um grande trabalho como coordenador da campanha de Tião Bocalom, como está sendo?   

Major RochaÉ uma experiência incrível. Estou aprendendo muito com Bocalom.

4 de Maio – O senhor atribui a essa missão o fato de ter se afastado da tropa?

Major Rocha Eu nunca me afastei da tropa, sempre acompanho o Blog 4 de Maio, converso com as lideranças dos militares pessoalmente ou através de ligações. Agora que nos últimos dias, estive em muitas reuniões, estou chegando em casa, por vezes, de madrugada, mas acredito em nosso projeto e sei que os militares também acreditarão.

4 de Maio – Em que pé está o Projeto de Lei que estabelece as  40 horas semanais para os servidores de segurança pública?

Major RochaAinda estão tramitando na Assembléia, mas espero que o governo tenha a sensibilidade de nos ajudar a aprovar o mais rápido possível. O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça.

4 de Maio – Onde se encontra o projeto de anistia para os PM’s e Bombeiros que participaram das manifestações dos dias 13 e 14 de maio de 2011?

Major RochaO governo, através dos deputados da situação, está engavetando o projeto, numa clara demonstração de que não gostam dos militares. O ano da Segurança Pública é uma mentira, eles continuam destratando a categoria.

4 de Maio – O governo disseminou entre a tropa da PM que não concedeu aumento melhor para a categoria por causa do senhor. Como o senhor avalia essa postura do governo?

Major RochaEle não deu aumento melhor porque achou que não deveria. No lugar do aumento solicitado pelos PM’s, fez foi prender os pais e mães de família que reivindicavam melhores condições de trabalho e de salário. O governo quis colocar sobre mim uma irresponsabilidade que é dele, mas os militares estão cientes da “jogada” e sabem discernir as coisas.Eu estou fazendo o meu trabalho como deputado de oposição, o governo deve fazer o seu trabalho como Poder Executivo.

4 de maio - Como o senhor avalia as negociações para concessão do risco de vida para os militares?

Major Rocha - O governo se nega a consertar um erro que eles próprios criaram, hierarquizando os valores pagos para a gratificação de risco de vida, como se fosse possível dar mais valor a uma vida do que a outra. O pior de tudo isso é que quem ganha mais corre menos risco de morte. Nosso dia a dia comprova que quem está mais sujeito aos diversos riscos da nossa profissão são os que trabalham nas ruas, principalmente as praças. Ao contrario disso o governo preferiu valorizar mais a vida dos coronéis.

4 de Maio - O senhor falou na tribuna da ALEAC que vai responsabilizar o Estado e os médicos que cuidaram do Sgt Deusimar, que faleceu apos um acidente em serviço?

Major Rocha - Veja que esse lamentável caso confirma aquilo que falamos sobre quem corre mais risco. Nesse caso eu acho que se os médicos que estavam de serviço no pronto socorro tivessem realmente cuidado do Deusimar ele hoje estaria conosco. Na verdade houve negligência dos médicos e do Estado e vamos lutar para que os culpados sejam punidos, para que casos absurdos como esse não voltem a acontecer. 

4 de Maio - Como o senhor pretende fazer?

Major Rocha - Vamos acionar a justiça e processar o Estado e os médicos. Pedi ao acompanhamento do Ministério Público para que o caso seja devidamente esclarecido.

4 de Maio - Qual o próximo projeto que o senhor pretende apresentar para os militares?

Major Rocha - Temos vários, mais o mais importante na minha opinião é o que acaba com a prisão disciplinar. Vejam que não estou defendendo a impunidade, apenas acabando com o constrangimento que os militares sofrem quando tem a sua liberdade cerceada por uma simples transgressão disciplinar.

4 de Maio - E como está esse projeto?

Major Rocha - Está pronto, mais antes de apresentar gostaria de discutir com a tropa. Estou planejando fazer audiências públicas para apresentar o projeto e colher sugestões.

6 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista, acho que a tropa merece esse tipo de satisfação.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber, em qual sentido o governador falou que esse ano seria o ano da segurança pública? As eleições estão bem aí, se não derem a equiparação do risco de vida, muitas coisas vão mudar!Os PMS não são meninos não pra ser enganados com promessas e pirulitos!

    UNIÃO DOS PMS JÁ!!!

    ResponderExcluir
  3. DEPUTADO, O SENHOR ESTA DE PARABÉNS, SUA VOZ É A ÚNICA QUE TEMOS

    ResponderExcluir
  4. DEPUTADO, O SENHOR ESTÁ DE PARABÉNS, SUA VOZ É A ÚNICA QUE TEMOS

    ResponderExcluir
  5. DEPUTADO, O SENHOR ESTÁ DE PARABÉNS, SUA VOZ É A ÚNICA QUE TEMOS

    ResponderExcluir
  6. DEPUTADO, O SENHOR ESTÁ DE PARABÉNS, SUA VOZ É A ÚNICA QUE TEMOS

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.