sexta-feira, 29 de abril de 2011

É guerra

Comandante geral da PM manda oficiais apreenderem panfletos de divulgação de greve


Arbitrária e covarde. Assim pode ser classificada a missão dada pelo comandante geral da PMAC, coronel José dos Reis Anastácio, de apreender os informativos que se encontravam na guarda do Quartel do Comando Geral na manhã de hoje, dia 29.
De acordo com militares que presenciaram a ação, a ordem foi cumprida pela tenente coronel Lucia Ugalde e pelo tenente coronel Machado. Ao todo foram levados cerca de 200 panfletos informativos destinados à sociedade e aos militares tratando sobre a possível greve do dia 4 de maio.
A apreensão não teve amparo legal, já que o material constituía propriedade privada e a guarda apenas permitiu que ficasse por pouco tempo até que o dono fosse pegar. Ainda assim, os oficiais realizaram a ação chegando a ameaçar os militares, caso não permitissem a entrega.

Covardia

Cinco minutos depois da apreensão arbitrária, o deputado Major Rocha chegou ao locou indagando sobre os informativos. Alguns militares, receosos de serem perseguidos pelos tenentes coronéis, acabaram não revelando os nomes dos oficiais, o que minutos depois Rocha descobriu.
“Fui ao comandante e pedi para que devolvesse o material, mas ele informou que não sabia de nada e que não havia dado ordem alguma. Depois conversei pessoalmente com o tenente coronel Machado que também afirmara que não tinham a ver com o caso”, disse Major Rocha.
De acordo com o deputado, Machado queria saber quem o havia denunciado, mas Rocha se negou a informar os nomes para proteger os militares. O objetivo do tenente coronel era claro: perseguir.

Dinheiro e poder

Quem te viu e quem te vê. Alguns militares que já trabalharam com o coronel Anastácio lêem nossas matérias perplexos, não acreditando que se trata do mesmo oficial que comandou o Poerd. As atitudes contra a tropa que comanda, ou pensa comandar, mostram uma pessoa que se deixou levar pelo dinheiro e pelo poder. Maquiavél estava certo e Anastácio é um bom exemplo. 
De acordo com um militar que frequenta a mesma igreja que o oficial, perante as atividades eclesiais ele demonstra ser uma pessoas carinhosa e prestativa, em nada se compara a seu trabalho estupidamente subordinado ao governo que prejudica várias familias de militares, apenas para se manter no poder. "Não se pode servir a Deus e ao dinheiro", espero que a dica bíblica possa servir para um amadurecimento e a uma tomada de posição em favor daqueles que lutam por melhores condições de vida.

Em busca de mais um estrela

Serviço como este protagonizado por Lucia e Machado reflete bem o desespero em conseguir mais uma estrela. Os dois nunca foram de tirar serviço de rua, a maior parte de suas vidas profissionais se passou dentro de uma sala com ar condicionado, o que faz com que pouco apareçam na mídia e para o governo.
O uso da hierarquia e da disciplina é uma forma de mostrar para o governo que podem ser de confiança e que merecem serem promovidos nos próximos meses como está previsto. Para chegar a coronel fechado, somente com a “benção” do governador, diante disso é fácil entender a atitude covarde dos oficiais.

Reforçando

É preciso que os militares se unam mais ainda para divulgar o dia 4 de Maio nas unidades, fazer com que todos estejam presentes na Concha Acústica a partir das nove horas da manhã. De acordo com os coordenadores do evento, os militares sairão em marcha pela Avenida Brasil, realizarão uma parada em frente à casa do governador e tomarão a Praça Plácido de Castro, em frente ao Quartel do Comando Geral. Até o momento ninguém descarta uma greve com aquartelamento no QCG.

Coronel Edvaldo se nega a entregar documento final da comissão formada pelo governo

As ações do comando de ganhar tempo para o governo permeiam muitos caminhos. Depois da informação que Natalício Braga, de paradeiro ainda desconhecido, não protocolou o documento de negociação junto ao comando, a bola da vez é o tenente coronel Edvaldo. Candidato a uma estrela junto com a tenente coronel Lúcia e tenente coronel Machado, Edvaldo até o presentemente momento não entregou o documento final das reuniões realizadas nos batalhões da PM e unidades do Corpo de Bombeiros.
De acordo com os membros da comissão formada pelas associações e clubes, essa é mais uma estratégia do governo em tentar prejudicar a categoria. Para os militares, o governo formou a equipe achando que teria um resultado diferente da tabela inicialmente apresentada. Contudo, os militares das unidades entregaram sempre a mesma tabela, o que fez com que o governo ficasse insatisfeito com o resultado e, praticamente, descartasse a comissão taxando-a de incompetente.
Tentamos entrar em contato diversas vezes com o tenente coronel Edvaldo na manhã de hoje, dia 29, mas o oficial não atendeu. Na corrida da estrela de coronel fechado, Lucia e Machado aparentam estar na frente. De acordo com informações de oficiais, Edvaldo é carta fora do baralho no jogo do governo.  

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Comandante da PMAC diz que o Governo do Estado esta com PGE, Ministério Publico e Judiciário contra os militares estaduais

Militares que participaram da reunião com os Comandantes da PMAC e CBMAC relataram que o Coronel Anastácio fez questão deixar claro que o Governo ira usar a Procuradoria Geral do Estado, Ministério Publico Estadual e o Poder Judiciário contra os militares. Anastácio fez questão de enfatizar que no dia 4 de maio de 2009 o governo do estado não estava preparado para o movimento dos militares e que agora as coisas seriam diferentes: "Naquele 4 de maio as coisas estavam desorganizadas, vocês e o governo não estavam preparados para o dia. Não havia planejamento e ninguem esperava que vocês fossem ficar acampados na frente da casa rosada. Dessa vez o estado já está preparado, com o Tribunal de Justiça, a Procuradoria Geral do Estado e o Ministário Público Estadual". O oficial deixou claro que o executivo é quem manda nos demais nas instituições e poderes públicos do Acre: "O governo do estado ainda é muito forte", finalizou o militar.

O esquema do governo para esse 4 de maio
No 4 de maio de 2009 ficou clara a parcialidade do Ministério Público Estadual. Logo em seguida ao protesto dos militares, em uma entrevista a um canal de tv, um procurador e um promotor afirmaram que os militares envolvidos iriam pegar 30 anos de cadeia e ainda iriam perder a “farda” por terem realizado uma manifestação. De igual forma foi estranha a velocidade com que a juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública expediu uma liminar mandando acabar com o movimento dos milicianos, a ordem chegou com as primeiras horas da manhã do dia 5 de maio.
Hoje, militares que prestam serviço no Forum Barão do Rio Branco já ouviram pelos corredores do judiciário que outra liminar já estaria pronta, mais ainda, que a ordem judicial irá partir da mesma juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública.

Relembrando o 4 de Maio de 2009
A enrolação
Depois de pouco mais de um ano de enrolaçãos, com as negociações salariais sendo empurradas com a “barriga” pelo governo Binho Marques e sua equipe, os militares decidiram fazer um ato público em protesto com o descaso do governo para com os militares estaduais, a data escolhida foi o dia 4 de maio. O planejamento inicial previa um grande encontro na concha acústica e uma passeata até a sede do Comando Geral da Polícia Militar.

O acampamento na frente da casa rosada
Depois de iniciada a caminhada, de forma ordeira e pacífica, no momento em que o carro de som parou em frente á “casa Rosada”, o Vereador Sargento Vieira informou que os militares mereciam respeito e que só iriam sair da via pública quando fossem recebidos pelo governador, sendo apoiado por todos os militares que participavam da caminhada.

O Desespero do Comandante da PM
Vendo que havia perdido totalmente o controle dos seus comandados o então comandante geral da PM resolveu ir pessoalmente abrir o trânsito da Avenida Brasil para que os carros passassem por cima dos militares e seus familiares, poucos motoristas se aventuraram na empreitada e a via continuou interditada até o final da manifestação.

A perseguição petista ao Major Rocha
No dia 13 de junho de 2009, depois de muitas ameaças, o coronel Romário Célio manda prender o Major Rocha. Além da prisão o comandante mandou publicar a portaria 013/2009, que deu tratamento idêntico aos presos do RDD ao Major Rocha.

O pacto secreto entre o presidente da AME e o Governo petista
Depois de todo o movimento, depois que a grande maioria da sociedade acreana apoiou a luta dos militares, estranhamente a o presidente da AME passou a defender um reajuste insignificante para policiais e bombeiros. Com muito esforço Natalício Braga convenceu os militares a aceitar 121 reais para os soldados, 60 reais para subtenentes e mais de 40% para os coronéis.

As caçambas alugadas para o governo
Logo depois de defender um “reajuste” vergonhoso para os militares surgem denuncias que o presidente da AME teria adquirido duas caçambas que foram alugadas pelo governo. Logo depois vieram às denuncias que esses mesmos veículos eram abastecidos pela AME.

Surgem mais denuncias contra o presidente da AME
O Vereador Sargento Vieira denunciou em um canal de televisão que o presidente da AME havia embolsado uma gorda verba de sua assessoria, além pedido um empréstimo de mais 30 mil reais que foram depositados na conta pessoal do pai do presidente da AME.

A última cartada
Depois de todo o ocorrido, depois de ter sido denunciado por diversas irregularidades, o presidente da AME lança um candidato a deputado estadual pela Frente Popular, o Sargento Ribeiro (então vice-presidente da AME), e apóiar abertamente o então candidato a deputado federal pelo PT Taumaturgo Lima. Com sua chapa fechada integralmente com a Frente Popular, o presidente da AME, utilizando o carro da própria entidade, passou a andar pelos quartéis da capital e do interior para pedir votos para seus candidatos e para tentar denegrir a imagem do Major Rocha e do Sargento Vieira. Ocorre que os militares conhecem bem todas as peças desse quebra-cabeça e escolheram o Major Rocha para representá-los.

SOBRE AS AÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES MILITARES PARA O ATO PÚBLICO DO 4 DE MAIO SEGUIDO DE OUTRAS DELIBERAÇÕES


Militares Estaduais do Acre, PM e BM, saibam que as lideranças verdadeiramente comprometidas com a categoria estão atuando todos os dias para a preparação do movimento a ser realizado no dia 4 de Maio, a partir das 9h00min, da manhã:

I-) Ontem, pelo período da manhã, parte da diretoria das Associações PM/BM estiveram reunidas com a Comissão Outorgada pelos Comandos-Gerais PM/BM e com o Coronel PM Anastácio e Coronel PM Flores. Entre muitos assuntos, o Comandante-Geral da PMAC alertou as Associações Militares Estaduais que no 4 de Maio de 2009 o Governo do Estado estava despreparado e foi pego de surpresa. Disse ainda que no 4 de Maio de 2011 o Governo do Estado estará preparado, junto com a PGE, o MPE os Comandos etc. O Comandante-Geral da PMAC deveria dizer era que o Governo está preparado para atender a reivindicação justa de pauta salarial, mas infelizmente isso não foi dito!!!! Até ontem, a Comissão Outorgada pelos Comandos ainda não tinha terminado seus estudos. E do que devem ter produzido, pouco apresentaram para as Associações. Ou seja, usaram pesquisas das Representações Militares e de outros colaboradores, mas pouco trouxeram de novo para subsidiar as legalizadas e legítimas lideranças.

II-) Através da intermediação do MAJ PM RR Océlio, na manhã de hoje, na sede administrativa da APRABMAC, seu Presidente e Tesoureiro, junto à ACASPMAC e Associação de ST e SGT gravaram uma entrevista com esclarecimentos para a sociedade civil e militares, que provavelmente (se não for censurada) será transmitida no Jornal noturno da TV Gazeta (afiliada da Rede Record). Destaque-se o bom jornalismo de Adaílson Oliveira, que agiu de acordo com as boas práticas jornalísticas que deve sempre nortear a imprensa;

III-) Na tarde de hoje, com a intermediação do Vereador SGT PM Vieira, será gravado uma entrevista com o apresentador Antônio Muniz da TV Rio Branco, com os mesmos objetivos acima, ocasião na qual os entrevistados serão o SGT BM Jusciner, SGT PM Jácome e SD BM Abrahão;

IV-) Na segunda-feira e ontem (quarta-feira) parte das Representações Militares legitimadas na Assembléia-Geral do dia 17.03 (Armando Nogueira), junto a outras lideranças da PMAC e CBMAC, além do Deputado Major Rocha, estiveram reunidas na Creche Irmãos Mi e Bino (Bairro Mocinha Magalhães) durante grande parte da noite, ocasião em foram encaminhados muitos afazeres, a saber: a-) publicação de 10 outdoors a serem espalhados por Rio Branco (8 unidades), Sena Madureira (1 unidade) e Cruzeiro do Sul (1 unidade), com a seguinte frase: “mesmo ganhando um dos piores salários do Brasil, todos os dias deixamos a nossa família para cuidar da sua. É justo?”;

V-) Na madrugada de segunda-feira o SGT BM Jusciner e o SD PM Joelson irão para Cruzeiro do Sul, com o objetivo de conscientizar, mobilizar e esclarecer os militares do Vale do Juruá sobre os atuais acontecimentos, principalmente sobre o 4 de Maio. Retornarão a Rio Branco no mesmo dia, no vôo da tarde. Destaque-se que todas as despesas com outdoors, panfletos e passagens aéreas para Cruzeiro do Sul ocorrerão por conta do Deputado MAJ Rocha;

Policiais e Bombeiros Militares, creiam e se mobilizem. Atendam à convocação para o 4 de Maio de 2011. Quem faz o movimento não somos nós. Na verdade, quem faz acontecer sou EU. E o EU é VOCÊ!!!

Comandante da Polícia Militar de São Paulo compra carros de luxo para oficiais

Comandante da PM compra Captiva para ele e 61 Vectras para os coronéis

 
O comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Alvaro Batista Camilo, comprou, por R$ 2,8 milhões, um Captiva para ele e 61 Vectras para atender os coronéis da corporação. Classificado como um utilitário esportivo de luxo, o Captiva do comandante saiu por R$ 92,9 mil e permite que ele compareça a seus compromissos e vá da casa ao trabalho em um carro mais caro e luxuoso que o usado pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), que normalmente utiliza Vectra ou Corolla.
Ayrton Vignola/AE
 
Comandante chega a evento com Captiva e governador, com Vectra

Anteontem, o Estado flagrou o coronel em seu carro quando chegava a um encontro na zona norte de São Paulo. A seis quilômetros dali, Alckmin subia em um Vectra preto após uma solenidade na zona leste. O governador abriu mão dos Ômegas blindados contratados por seu antecessor, José Serra (PSDB). Seu exemplo foi seguido pelo delegado-geral, Marcos Carneiro Lima, que se desfez de três Vectras e duas Blazers que serviam à chefia da Polícia Civil - ele mantém um Vectra e duas Blazers. Os carros são usados agora na apuração de crimes. Além disso, na Civil só diretores de departamento - 20 dos 132 delegados de classe especial - têm carro descaracterizado.
A compra do Captiva e dos Vectras para todos os coronéis é polêmica ainda por causa da legislação sobre o uso de veículos por autoridades no Estado. Ela estabelece hierarquia de carros de acordo com o cargo. O governador e o vice (Grupo Especial) têm direito aos carros mais caros. Depois, vêm os secretários (Grupo A) e, por último, as autoridades do Grupo B, entre as quais estão o comandante e o delegado-geral. Portaria de junho de 2010 diz que o Captiva só pode ser adquirido como veículo de prestação de serviço.
Mudança. Fazia mais de uma década que coronéis da PM não tinham veículos descaracterizados, sem as cores da polícia. Ao Estado, o coronel Camilo disse que a compra dos carros foi feita porque coronéis são executivos e não podem andar em viaturas para não serem parados a toda hora para atender às ocorrências. Em nenhum momento, alegou razões de segurança. De fato, nenhum dos veículos é blindado. A PM tem 57 coronéis.
O contrato de compra dos carros foi feito pela Diretoria de Logística da PM e publicado no Diário Oficial em 16 de outubro de 2010. Ele incluía 161 veículos da GM, sem especificar quantos eram viaturas oficiais e quantos eram carros sem identificação, para os coronéis. O valor total da compra foi de R$ 5,8 milhões. Foram adquiridos duas Montanas, 61 Vectras Expression, 92 Corsas Hatch, cinco Corsas Sedan e o Captiva. Cada Vectra saiu por R$ 44,9 mil - os 61 custaram R$ 2,73 milhões. Já os R$ 92 mil do Captiva equivalem ao preço de três Corsas - R$ 30 mil cada.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

DEU NO BLOG DO CALIXTO

EFEITO BUMERANGUE
Nas cordas com o cerco dos policiais militares por melhorias salariais, os estrategistas do governo  petista traçaram o script de reação cujo objetivo principal é a tentativa de desmoralização do deputado Major Rocha.
Lembro-me, como se fosse hoje, do dia em que disse ao deputado Moises Diniz, líder do governo, que as prisões do militar por motivos de burrice do então governador Binho Marques o transformaria em alguém com mais liderança e poder dentro da tropa que o próprio comandante geral da PM.
Dito e feito.
Rocha é atualmente a bússola das reinvidicações da caserna.
Essa tentativa de desmoralizá-lo através das denúncias requentadas do sargento Natalício surtirá os mesmos efeitos de um bumerang.
Tião Viana está num beco sem saída.
Com as finanças do estado em petição de miséria, em razão dos desperdícios e traquinagens dos companheiros, o governador terá que se virar nos trinta para agradar os militares, pois estes não aceitarão outra resposta senão a reposição das perdas salariais.
A insatisfação da tropa é o espinafre do deputado Major Rocha.

Braga passa a perna em militares mais uma vez


Mais uma vez o sargento trai os militares. Nessa oportunidade, ele deixou de protocolar o documento que levava a tabela salarial para os comandantes gerais e para o governo, como ficou determinado em uma reunião realizada ainda no mês passado.
A traição foi constata na manhã de hoje entre os membros da comissão de negociação salarial dos militares em uma reunião com os comandantes gerais da PM e do Corpo de Bombeiros. A ocasião tinha por objetivo ter uma resposta do comando quanto à aceitação da proposta salarial e o encaminhamento para negociação, qual não foi a surpresa na reunião quando os coronéis afirmaram que não tinham recebido a proposta.
De acordo com Abrahão Pupio, tesoureiro da Associação de Praças do Corpo de Bombeiros (Aprabmac), além de Braga, o assessor do governo, André Kamai, também teria criado dificuldades no processo ao não repassar documentos aos comandos militares. Pupio disse ainda que diversas vezes membros da comissão miliciana tentaram conversa com o assessor, mas não obtivera sucesso. Todavia, Coronel Pires e José dos Reis Anastácio receberam os documentos na hoje.
O que se percebe até aqui é o profundo desinteresse do governo e dos comandos das instituições em protelar o início das negociações. De acordo com o deputado Moises Diniz (PCdoB), os militares deverão ter uma resposta no máximo até a sexta-feira, dia 29, mas chegou a afirmar que terça já teria uma posição. Mentira, balela.
A comissão por sua vez está buscando a vias do diálogo e tem sido alvo de muitas criticas ao não tomar medidas mais enérgicas e radicais. O que deve ser entendido por todos é a perfeita localização da linha que separa os bobos daqueles buscam ter uma vida digna para si e para sua família. Por enquanto, o governo e o comando da PM e do Corpo de Bombeiros têm colocado os militares do lado dos primeiros: dos bobos e dos tolos. O Braga com toda a sua mácula administrativa ainda tenta destruir os anseios da categoria e cria dificuldades para a legitimação da tropa perante a sociedade. Ao que tudo indica, uma greve é inevitável.
As últimas linhas não são o pensamento da comissão, são minhas. Deixei o texto jornalístico para fazer nos últimos dois parágrafos um espaço para minha opinião.

Para se proteger de manifestantes o governador chama a PM, para negociar salário é indiferente

Tropa da PM protege Tião Viana de manifestantes em entrega de casas populares

Foi preciso a tropa de choque da Policia Militar do Acre para proteger o governador Tião Viana, das famílias sem teto, durante a entrega das casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida, na tarde desta terça-feira (26), no loteamento São Miguel, próximo ao bairro Wilson Ribeiro, em Rio Branco no Acre.
Um grupamento da PM, fez barreiras nas duas entradas do conjunto Aroeira para impedir que os manifestantes se aproximassem do governador, que fazia o anúncio dos nomes dos contemplados e entregou somente 60 das 301 residências construídas no residencial Aroeira.
Enquanto a maioria protestava sobre os métodos de escolha dos selecionados para receber as chaves da nova casa, um pequeno grupo ainda tentou invadir a força por  uma entrada alternativa que fica por trás do conjunto, mas foi impedido pelos militares.
Segundo o secretário de Desenvolvimento para Segurança Social, Antônio Torres, as famílias contempladas foram selecionadas com base em critérios como fazer parte do CAD Único ou morar em áreas de risco.
“Aqui nós contemplamos quem estava sob a cobertura do Bolsa Moradia Transitória, ou seja, pessoas que moravam em áreas de extremo risco ou em regiões atingidas por obras do PAC que precisavam ser retiradas do local. O Governo passou a pagar o aluguel para essas pessoas e hoje entrega a moradia definitiva”, explicou.
Ao final da solenidade, algumas famílias sem teto que não tiveram seus nomes escolhidos, permanecem acampados em barracos de lona e papelão.

Salomão Matos - da redação de ac24horas

Major Rocha questiona gasto de R$728 mil para lanches no Detran

O deputado Major Rocha (PSDB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa para questionar uma licitação para a realização de “coffee breaks” no Departamento Estadual de Trânsito no valor de R$ 728 mil. Para o parlamentar o valor é absurdo e merece ser reavaliado. A fala do parlamentar aconteceu na manhã desta terça, 26, no plenário da Assembleia Legislativa. De acordo com Rocha o governo do Estado não tem discernimento na hora de decidir onde aplicar os recursos públicos. “Os agentes de trânsito do Detran Acre têm o menor salário do país, então quer dizer o Estado não tem dinheiro para valorizar o servidor, mas tem para engordar quem já ganha bem”.
Para o deputado ações como essa são demonstrações de contrasenso da administração da Frente Popular em relação ao que está sendo feito no resto do Brasil. “Temos visto ao longo dos últimos anos que essa administração da PT está na contramão. Nos quatro cantos do país há essa necessidade de gastar menos e se aplicar melhor os recursos públicos e aqui o governo permite uma aberração dessas”.
Rocha disse ainda que recebeu um e-mail de um servidor do Detran denunciando vários problemas como o salário dos agentes de trânsito que está estipulado em R$ 700 e é o menor do país, além da falta de equipamentos e viaturas para fazer a fiscalização de trânsito, especialmente nos municípios do interior.
“Como vamos explicar que o Detran Acre vai gastar 140 mil reais só com sucos e sanduíches naturais. Se essa verba fosse para o Restaurante Popular e que serviria para alimentar a população carente eu até poderia ficar calado, mas verba para fazer festinha é inadmissível. A Ciatran de Sena Madureira sequer tem um carro para atuar. O governo do PT se diz preocupado com a segurança do trânsito mas não valoriza quem trabalha para manter essa segurança”.
Por fim o Major Rocha questionou como o governo do Estado anuncia que está no limite da lei de responsabilidade fiscal e usa isso como “desculpa” para não conceder reajustes às categorias, mas gasta tanto dinheiro em lanches. “Não pode conceder reajuste, mas faz farra com o dinheiro público em coisas desnecessárias”.
Yuri Marcel
Foto: Odair Leal
Agência Aleac

Deu no Blog do Crica

Aumento para os PMS
Astério Moreira, mostrando que sua postura de independência é para valer, tocou em outro ponto nada agradável ao governo: defendeu que corte despesas para pagar melhor aos PMs.
...
Mote do aumento
O deputado Werles Rocha (PSDB) aproveitou e mostrou a peça para justificar que há dinheiro para dar aumento aos PMs: “a licitação de 728 mil para compra de café da manhã no Detran”.

Fazendo pirotecnia
“Não se trata de gasto obrigatório, é apenas um registro de preços”, contestou o líder do governo, deputado Moisés Diniz (PCdoB), para quem, Rocha faz pirotecnia.

Lado político
Tecnicamente Diniz está certo, mas, politicamente manter a licitação é um erro.

Tiro no pé
Para a maioria da base do governo, num momento de crise financeira em que o governo diz que não pode dar aumento salarial, o DETRAN, no mínimo, deveria cancelar a licitação.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Uma noite histórica, mesmo debaixo de chuva! INESQUECÍVEL!

Na noite dessa segunda-feira, dia 25 de abril de 2011, mais de 500 Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro se concentraram na Candelária. É incomum, mas esses homens que são tão acostumados a salvar vidas, hoje pedem socorro ao povo fluminense. Bombeiros que são referência mundial em resgate e salvamento. Bravos homens que arriscam suas vidas para que outros possam viver. Eles são do Rio de Janeiro, estado que mais recebe investimentos no Brasil, mas no entanto, recebem o pior salário do país. Eles são do Rio de Janeiro, 2º estado que mais arrecada impostos no Brasil, mas não aguentam mais se desdobrarem para fazer por suas famílias o que o governo não faz.
Mesmo assim, correm em direção ao perigo, enquanto todos fogem... Por míseros salários... Por diversos nãos ao pedirem carona aos motoristas de ônibus...
Muitos acham que eles são heróis, por conta de seus atos de bravura...
Eles são muito mais heróis do que muitos possam vir a imaginar.
 
Fazer o que eles fazem, sem reconhecimento, sem valorização, sem dignidade, sendo rotineiramente desrespeitados, não é para qualquer um. Tem que ter muito mais que amor à profissão, tem que amar o próximo e ser totalmente abnegado.
Mas até aí nada de novo, afinal são bombeiros, nada que é humano lhes é indiferente.
O maior socorro que poderiam fazer, estão efetuando. O das suas próprias vidas e de suas famílias!
Por isso, mesmo com uma chuva torrencial que assolou o Rio de Janeiro esta noite, saíram da Candelária rumo ao Quartel Central do CBMERJ. Não há chuva, não há impedimento, estamos no meio de um socorro. A vítima somos nós, todos nós Bombeiros Militares. Chegando ao QC do CBMERJ, entraram em forma, entoaram o Hino do Soldado do Fogo e decidiram não acampar por conta da chuva... Mas voltaram amanhã!

Fonte: SOS Bombeiros RJ

JB: Em gravação, suposto coronel ameaça de prisão bombeiros do Rio que comparecerem a manifestação

Uma gravação de pouco mais de 12 minutos, à qual o Jornal do Brasil teve acesso, flagra um homem - que seria o comandante do 2º Grupamento Marítimo (Barra da Tijuca), Márcio Magalhães Lessa - ameaçando com punições outros 30 bombeiros subordinados a ele. Segundo as ameaças contidas na gravação, se os bombeiros realizassem nova manifestação reivindicando melhores salários e condições de trabalho, seriam presos.

“Hoje tem mais manifestação de vocês, não tem? Então, vou avisá-los que quem estiver lá já tem dois ônibus esperando por vocês. Vão direto para o Gepe (Grupamento Especial de Policiamento). E também tem uma juíza esperando para lavrar os autos de flagrante de quem estiver lá.  (...). Tá todo mundo lá. Toda a força policial. Vão prender, vão prender, vão prender e acautelar”, ameaça o homem que, segundo denúncias, seria o comandante do GMAR da Barra.

Num outro trecho da gravação, o suposto comandante informa que o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Pedro Machado, está se sentindo “traído” pelos guarda-vidas, responsáveis por uma série de manifestações há cerca de uma semana. “Ele me disse que podia esperar isso de qualquer bombeiro, mas não dos guarda vidas. Palavras dele”.

Sobre o fato de pouco mais de 30 bombeiros terem sido transferidos para outros quartéis, como uma suposta medida punitiva para o movimento reivindicatório, o suposto comandante dispara:
“Eu vou falar o que?  Coronel Pedro, traz meus bombeiros de volta? Não, claro que não.”.

Segundo informações, a gravação foi feita na última segunda-feira (18), depois de uma grande manifestação na orla de Copacabana que ocorreu no domingo (17), durante aqual teriam sido feitas fotografias para identificar cerca de 36 militares manifestantes, que acabaram transferidos. Após o protesto, os militares tiveram que responder um memorando informando se tinham ou não participado da mobilização. Uma cópia do documento foi publicado pelo JB.

 “O Comando Geral expediu um memorando para todos os militares que não estavam de serviço no domingo (17, dia da manifestação). Quem não estava tem que responder. É sim ou não. Tem que informar se participou da manifestação na orla de Copacabana no domingo. Quem vai julgar não sou eu. É o Comando Geral. Quem quiser pôr que sim, que participou, é com vocês mesmos. É aquela velha história. Nós somos militares. Nós ainda somos militares”, alerta o coronela respeito do memorando.

Comando Geral responde: 
Segundo uma nota enviada ao JB na tarde desta segunda-feira (25) pela assessoria do Comando Geral, a gravação é uma surpresa para o alto comando da corporação. Além disso, diz a nota, é um hábito entre os comandantes de unidade "aconselharem" seus subordinados. A instituição nega qualquer tipo de coação e diz desconmhecer as ameaças de prisões, os autos que seriam lavrados por uma juíza e os ônibus apontados como meio de transporte para os presos que insistissem em organizar manifestações.

Leia a nota íntegra:
 Em relação aos questionamentos, a corporação tem a dizar o seguinte:
Surpreende-nos essa gravação. Qualquer comandante de Unidade, seja marítima ou não, deve realizar uma resenha(palestra) para seus subordinados, a fim de esclarecê-los, doutriná-los e capacitá-los, antes de assumirem seus respectivos postos de serviço. Não é de nosso conhecimento que exista qualquer coação por parte de seus comandantes, em nenhum momento, para qualquer tipo de postura de seus militares, como punição, ônibus, juíza ou similar. 
Devemos ter sempre em mente que vivemos em um ambiente militar, sujeito a um regulamento disciplinar de uma corporação que completará 155 anos de existência, e que possui alicerces que se baseiam na Hierarquia e na Disciplina.
Quanto as vias de acesso aos superiores hierárquicos, elas devem atender o que preconiza tal regulamento, e a não atenção a ele poderá ser considerada trangressão militar, sujeito a punições que podem vir de uma simples repreensão verbal à prisão.
Finalizando, a Assessoria de Comunicação Social do CBMERJ é o órgão de assessoramento do Comandante-Geral da Corporação e, ainda, de controlar e coordenar as atividades de atendimento aos órgãos de imprensa, portanto os Comandantes das Unidades Descentralizadas, como é caso do TC BM Lessa, deverá se pronunciar, apenas em ocasiões, exclusivamente, operacionais.

FONTE: JORNAL DO BRASIL - A única imprensa livre fluminense.

GREVE DA PM DE TOCANTINS, UMA SUGESTÃO PARA OS MILITARES DO ACRE

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Preparativos para o dia 4 de Maio

Senhores, o dia 4 de Maio está chegando e a comissão dos militares pretende espalhar alguns outdoors pela cidade de Rio Branco. Pedimos sua contribuição. Você pode enviar ideias de frases e de imagens a serem utilizadas na arte da publicidade. O assunto todos sabemos, a possível greve dos militares estaduais do Acre.
Comente essa publicação com suas ideias ou envie uma mensagem para nosso e-mail: a4demaio@gmail.com. Participe.

Dois Capitães e os limites da obediência…

Quem está acompanhando a mídia nacional e internacional tem visto os protestos que ocorrem no Egito, onde o Presidente Hosni Mubarak está a 30 anos no poder, e metade da população vive abaixo da linha da pobreza. O regime de Mubarak é um dos poucos que reconhecem o Estado de Israel, e recebe apoio bélico e financeiro do governo norte-americano. O Egito, pois, é um país estratégico para a ideologia da “guerra ao terror” estadunidense. A revolução que está em curso no Egito tem muitos símbolos e lições, todas elas didáticas a povos como o brasileiro, e, particularmente, aos militares e afins.
O primeiro aspecto a se ressaltar é a dimensão da mobilização: são cerca de 2 milhões de pessoas em todo o país se manifestando nas ruas contra o regime. Não apenas as classes baixas, mas a classe média e alta estão engajadas nos protestos – segundo o blog de Miriam Leitão, colunista d’O Globo, uma fonte diplomática chegou a afirmar que conversou com uma mulher da alta classe média do Cairo e ouviu que ela havia mandado os filhos para a manifestação. O desejo de mudança parece esmagador na população.
O ditador, ao perceber a mobilização, tomou como medida primeira o bloqueio do acesso à internet no país, tentando evitar que as informações fluíssem, e que omundo  tomassem conhecimento dos protestos (entenderam porque liberdade de expressão é um “Direito Humano”?). A imagem abaixo, publicada por Marcelo Tas em seu blog com o título “Alguém ainda duvida das redes sociais?” ilustra o desejo de um manifestante em propagar suas ideias através da internet:
Aqui peço licença ao leitor para um contraponto, saindo do Egito e nos direcionando à realidade da segurança pública brasileira, onde um Capitão do Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) encontra-se preso no momento em que escrevo  por ter enviado a seguinte mensagem SMS para o Secretário de Saúde, ao qual o CBMERJ está subordinado:
“Se tiver vergonha nos próximos 4 anos, tente ao menos olhar p/ os q são bombeiros de sua SECRETARIA. Feliz 2011!” (sic)
Voltemos ao Egito, a uma das imagens mais instigantes dos protestos, onde um capitão (coincidência?) do Exército Egípcio desertou publicamente, e se uniu ao coro das reivindicações contra o governo Ditatorial. Fardado e identificado, foi carregado nos ombros do povo:
Segundo O Globo, o Capitão Ehab Fathy disse publicamente que “Deixei meu posto para vir com vocês, pois sou contra Hosni Mubarak. Muita gente nas forças armadas sabe julgar e ser justo!”.
As iniciativas dos capitães nos fazem refletir sobre os limites da obediência e da submissão a um regime político. Qual é o maior bem que pode ser atingido por um governo? Qual o ponto em que o silêncio deixa de ser aceitável? Quando o protesto e a expressão da indignação é inevitável?
Outro ponto é o quanto é curioso ver o como algumas medidas extremas de repressão à opinião e à liberdade de expressão se assemelham em governos distintos, separados, mesmo com aparentes níveis distintos de democracia. De todo modo, é preciso observar a coragem dos capitães Botto e Ehab, que ousaram abraçar causas arriscando o conforto de seus cargos e patentes. A eficácia de suas coragens, só o futuro dirá…

Deu no Blog do Crica

Homens de frente
Os deputados Werles Rocha (PSDB) e Jamil Asfury (DEM) foram escalados para dar suporte político ao movimento dos policiais militares por melhorias salariais. Jamil, inclusive, se comprometeu, em caso de paralisação, trazer um especialista em greve do sindicato da PF.

Tomar a frente
Rocha promete que, se fracassadas as negociações e houver greve, será um dos escudos políticos. Quem assistiu a última reunião dos PMs revelou que, a maioria é pela paralisação.

Resposta negativa
Conversei ontem [sexta] por telefone com quem lida com a área econômica do governo e, pelo seu relato frio das finanças estaduais, não há menor possibilidade de aumentos salariais.

Limite da LRF
Segundo ele, o governo está no limite com gastos de pessoal na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Grande teste
A negociação com o comando dos policiais militares será o grande teste do atual governo.

Sem chance alguma
Bem intencionada a iniciativa da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) em trazer de novo ao debate a PEC-300, mas será em vão: a equipe econômica da Dilma é contra.

sábado, 23 de abril de 2011

AME/AC

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O NOSSO DINHEIRO?
Os associados da AME/AC estão vivendo dias turbulentos, basta lembrar que o presidente da entidade Sargento Natalício Braga de Castro esta a todo custo evitando encontrar o Oficial de Justiça para não receber a notificação da sentença da Juíza da 2a Vara Cível. Mesmo com todas as artimanhas utilizadas pelo presidente da Associação dos Militares do Acre, ainda assim o Oficial de Justiça conseguiu cumprir o seu dever e notificou o réu por hora certa, fato que sujeita Natalício Braga ao pagamento de multa diária no valor de R$ mil reais. Não bastasse todo esse imbróglio agora surgem pelos bastidores dos quartéis notícias que membros da diretoria destituída estariam utilizando indevidamente os cartões corporativos e o veiculo da AME/AC.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA AME/AC
Quando assumiu a função de tesoureiro da entidade o Sargento Ginaldo havia garantido, através do site da AME/AC, que iria realizar a prestação de contas regularmente conforme se vê abaixo em um trecho extraído do site da AME/AC:
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Senhores Associados, estaremos a partir de Janeiro de 2010 publicando mensalmente a Prestação de Contas da AME / AC, Referente triénio ao julho/2009 à junho/2010 .
Promessa feita aos associados e como tantas outras também não foi cumprida. Estamos entrando no mês de maio de 2011 e as prestações de conta da nossa Associação estão atrasadas desde o mês de agosto de 2010. Pior ainda, as prestações de contas que foram apresentadas precisam passar por uma auditoria para averiguar a existência de possíveis irregularidades.

PRÁ ONDE ESTÁ INDO O DINHEIRO DA AME/AC?
Com uma arrecadação mensal de mais de 50 mil os associados da AME/AC não sabem o que está sendo feito com o dinheiro da entidade. A Associação dos Militares do Acre tem despesas fixas de 20 mil com as duas bancas de advogados e outros gastos que não somam 5 mil. Sobram mais de 25 mil por mês e os associados não sabem o que está sendo feito com o dinheiro deles. Pelo visto as coisas ainda estão longe de serem resolvidas, fato que só deverá ser devidamente esclarecidos após a realização de uma auditoria geral nas contas da AME/AC.