sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Terceirização dos Serviços de Limpeza: Finalmente a pauta se concretiza nos quartéis do CBMAC!


Desde a manhã da última quarta-feira, 21, que as prestadoras de serviço de limpeza começaram a se apresentar nas UBMs do Corpo de Bombeiros. O Comando do CBM adotou procedimento semelhante à PM, “pegando carona” em licitação aberta através da Secretaria de Turismo (SETUR). Assim, a Coopseg, entidade cooperada, iniciou os trabalhos através de 16 funcionárias. Para o 1º (antigo 1º GI), 2º (Comando-Geral), 4º (Cruzeiro do Sul) e 5º (Epitaciolândia) BEPCIFs foram destinadas duas zeladoras.

Além disso, também foram destinadas duas zeladoras para o Complexo DATOP e uma para o 3º BEPCIF (antigo CEI). Já para o 6º (Sena Madureira) e 7º (Tarauacá) BEPCIFs as zeladoras estarão disponíveis somente a partir de terça-feira (27.09), pois terão que realizar um curso de formação através da cooperativa contratada. Tal notícia foi recebida com festa pelos soldados e 3º Sargentos do CBM, pois em que pese a dignidade da função, ela estava em total desvio de função em relação às atribuições funcionais dos milicianos. Faxina foi motivo de muita parte, memorando, quarta-parte, punição, advertência, detenção, humilhação, abuso de autoridade, constrangimento moral etc.

Um dos soldados do 1º BEPCIF ironizou dizendo que “sentiu um vazio no peito” por olhar para o “EPI de faxina” (vassoura, rodo, pano, flanela, sabão, esponja, luva etc.) e não ter de usá-lo momentos antes de cada passagem de serviço. Lembrou também das operações pente-fino durante os plantões operacionais.

Francisco Jusciner, Presidente da APRABMAC, graduado em Ciências Sociais pela UFAC e em Bioquímica fora do Estado, lembrou de uma passagem curiosa quando estava lotado na Diretoria de Saúde (DS/CBM) e um empresário muito conhecido foi até a UBM procurando pelo “Dr. Jusciner”, mas o encontrou fazendo a limpeza do banheiro da unidade. Jusciner também lembrou que até mesmo ação judicial foi cogitada para por fim ao desvio de função, mas preferiu a solução política para o caso.

Major Rocha lembrou também que as conquistas só foram possíveis graças a liderança de Jusciner e Abrahão e, sobretudo, da união de todos os bombeiros militares.

- Isso mostra que quando estamos unidos tendo pessoas competentes a frente das associações conseguimos o que queremos. Os bombeiros são capazes de conseguir coisas ainda maiores, só depende da união de todos, disse o deputado.

Para Abrahão Púpio, soldado e tesoureiro da APRABMAC, a terceirização dos serviços de limpeza é questão imprescindível para valorizar a profissão em seu aspecto técnico-profissional. Disse também que o costume mascarou o absurdo de tal desvio de função:

- Bombeiro, Policial e soldado não são a mesma coisa. Soldado é a fase laboral inicial da praça militar estadual. Também não se pode confundir com o soldado do Exército Brasileiro. Via-de-regra, nós não estamos na corporação só por um período máximo de até 7 anos. Basta verificar a importância e competência da grande maioria dos nossos Oficiais Administrativos. Embora essa conquista não seja pauta salarial, traz consigo uma vitória moral muito grande. Agradeço a atenção do Major Batista e de nosso Comandante-Geral neste ponto.

Para o Coronel Flávio Pires tal conquista através do apoio do Governo do Estado pertence a toda entidade, incluindo a Diretoria da APRABMAC.
Os soldados, em especial, não conseguiam esconder a euforia...
Não dava para esconder a indignação anterior à terceirização da faxina...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.