terça-feira, 9 de agosto de 2011

Uma instituição da Cabeça Grande


Oficiais superiores e intermediários da PM pretendem acabar com o quadro de oficiais administrativos e deixar subtenentes fora de promoções a oficiais



Foi confirmado o conteúdo da reunião na manhã do último dia 5 entre os oficiais intermediários (capitães) e superiores (Major, tenente coronel e coronel) no Quartel do Comando Geral da PM. De acordo com um oficial, em conversa com o blog 4 de Maio, a intenção dos cabeças da Polícia Militar é acabar com o acesso de subtenentes ao oficialato e fazer com que a vaga para mais um coronel não implique em promoções para praças.

A Associação dos Militares Estaduais do Acre (Ameac) já foi informada da questão e pretende se reunir com o comando da PM para tratar do assunto. De acordo com o sargento Isaque Ximenes é preciso discutir a questão com cautela e procurar resolver a questão tanto com o comando da PM quanto com o governo, se for confirmada a situação.

A notícia já foi sentida pelos militares que são mais próximos de oficiais e, em muitos batalhões, a jogada é tida como uma traição contra a categoria.

Segundo nos foi informado, a criação de mais uma vaga de coronel deverá crescer o número de tenente coronéis, majores e capitães. Os oficiais subalternos seriam favorecidos, mas os subtenentes ficariam de fora. Isso implica até mesmo os militares que fizeram o Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA) e que estão esperando aparecerem vagas para terem acesso ao circulo de oficiais.

Outros que serão prejudicados são os sargentos que acabaram de sair do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS) que completam interstício no próximo ano. Como as questões se dão em candeia, os terceiros sargentos também serão penalizados.

O fechamento do círculo de oficiais acarretará prejuízos grandes para as praças. A medida reflete bem o agrado do governo pela fidelidade dos oficiais nos movimentos realizados no mês de maio. Promoção para oficiais, punição para praças, esse é o pensamento de governo petista. 

Um comentário:

  1. Mais uma vez estamos observando uma das práticas mais antigas do mundo para a manutenção do poder.Centralizar e elitizar o máximo possível para manter sob o solo aqueles que podem ou poderão incomodar a burguesia mandante e a Alta Côrte insensível àqueles que lhes delegaram o poder.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.