terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cooperativa das esposas dos militares

1º Palestra Oficial para o Nascimento da Cooperativa de Esposas e Familiares de Policiais e Bombeiros Militares. Matrículas abertas, na sede da AME/AC, até quinta-feira às 11h para o curso de formação.

Na noite de ontem, segunda-feira (29/08), intermediado pela AME/AC e pela APRABMAC, esposas e familiares de militares estaduais tiveram o primeiro contato com o facilitador indicado pela Secretaria Estadual de Pequenos Negócios, Emerson Costa Gomes, da SESCOOP / Sistema OCB/AC.

O Facilitador, de modo simples e motivador, fez conversa inicial com os presentes, já antecipando sobre as possibilidades e viabilidades do negócio envolvendo a criação da Cooperativa de Corte e Costura. Por outro lado também falou do tamanho do desafio, combateu o “oba-oba” e argumentou sobre a necessidade de dedicação real: “Todos e todas terão que correr atrás...” Dentre os muitos ensinamentos destacou que no mundo inteiro quase 50% da população depende direta ou indiretamente do cooperativismo, destacando que no Brasil, infelizmente, ainda é um tema pouco explorado em relação às possibilidades potenciais.

Na mediação desta segunda-feira (29/08) participaram cerca de 30 (trinta) interessadas, incluindo até mesmo maridos de policiais militares femininas. O Presidente da AME/AC, Isaac Ximenes, falou sobre a importância do empreendimento para a complementação financeira das famílias de militares envolvidas. Disse ainda: “devemos aproveitar a atenção dada ao cooperativismo pelo Governo do Estado e também navegar nesse rio em benefício de policiais e bombeiros.” Para Francisco Jusciner, Presidente da APRABMAC, tal evento “literalmente caiu do céu, pois será iniciado um negócio em que as donas (cooperadas) já têm garantido a custo zero o treinamento, parte dos equipamentos, assessoria técnica e de gestão.” Abrahão Púpio, Presidente do Conselho Deliberativo da AME/AC ressaltou que a cooperativa tem perfil diferente da AME e da APRABMAC. “O que estará sendo criada não é entidade reivindicatória, nem política, estamos falando de uma entidade que significará dinheiro no bolso das famílias. Se as Associações Militares não se engajarem em pautas/agendas que tragam resultados concretos, então elas não têm porque existir. O Governo do Estado tem as suas políticas públicas prioritárias e devemos aproveitá-las também em prol dos milicianos.”

Após a mediação, seguiram-se várias falas, incluindo a da Sra. Raquel Romeu, que está há mais de 20 (vinte) anos casada com um policial militar e prestes a concluir graduação na área de cooperativismo, sendo uma das precursoras na discussão do tema dentro da caserna.

O Curso de Introdução ao Cooperativismo, construção do estatuto social, nome oficial da entidade, matrícula dos cooperados fundadores e definição de outros pontos, conforme aprovado pela maioria presente ontem, será no Auditório do Comando-Geral da PMAC (1º BPM):


1º Dia - Sexta-feira (02/09): das 14h00min. às 21h00min.;
2º Dia - Sábado (03/09): das 8h00min. às 17h00min. Obs.: almoço por conta da organização.

O Curso terá 16 (dezesseis) horas no total e será fundamental para a matrícula posterior no curso profissionalizante de corte e costura. As fichas de inscrição deverão ser preenchidas na AME/AC e anexadas junto às cópias legíveis do RG, CPF e comprovante de endereço. Ainda há vagas disponíveis para quem não pôde ir à palestra desta segunda-feira (ontem). Maiores informações: SGT PM Candeias (99586951); Raquel Romeu (92291494).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.