sábado, 16 de julho de 2011

Curso de sargento 2011 deve começar em 16 de agosto

Embora os militares da turma de 2002 completem nove anos de serviço em setembro deste ano, o Curso de Formação de Sargento (CFS) poderá começar no dia 16 de agosto. A data corresponde ao início das inscrições no Ciclo 23 do Senasp. Pela primeira vez na história a etapa inicial de um curso de formação acontecerá à distância.

De acordo com a data, os exames médicos e o teste de aptidão física devem ser realizados no início do próximo mês, mas até o momentos nada foi divulgado de oficial pelo Diretoria de Ensino e Instrução (DEI). 

Existem poucas informações a respeito do CFS, mas já tem militares de olho no tempo que demorarão para finalizá-lo. De acordo com o Estatuto, o curso tem duração mínima de 4 meses, mas não especifica o tempo máximo. Não se sabe quantos cursos serão feitos pela plataforma por ciclo, contudo é do conhecimento que a média de cada um é de 30 a 45 dias.

Outro fator se encontra na prova de finalização do curso. Será pela plataforma Senasp cada militar em sua casa? Todos seriam convidados a finalizar o curso em um telecentro ou fariam um provão em dia e hora marcados para todos simultaneamente?

No site da PM não existe maiores informações a respeito. De acordo com militares, uma equipe já está sendo montada para solicitar que a AME acompanhe o processo e divulgue como se dará curso.






6 comentários:

  1. a mais pura sacanagem se fizerem isso com agente. dep fique de olho não deixe isto acontecer. welington

    ResponderExcluir
  2. essa turma de 2002, já passaram por uma péssima formação no CFSD, e agora vão voltar a repetir, curso de Sargentos on-line, dá lincença né, é por isso que a PMAC tá caminhando mais ainda pro seu interro. Copiem o que foi feito com a melhor turma de Policias que a PM já teve, TURMA 2000.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se magoarei alguém, se... perdão!
    Mas é preciso levantar uma bandeira de valorização da graduação de Sargentos.
    Com o advento do plano de carreira por antiguidade, com exceção dos que respondem processo, doentes e os que não estão, no mínimo, no comportamento BOM, todos, estarão aptos a frequentar o curso, ou seja, não há mais concurso, que seria uma forma de selecionar os melhores, valorizando os matriculados no CFS, que aliás, nunca se atingiu esse objetivo, pois isso sempre causou insatisfação da PMAC ("os peixes" sempre foram os selecionados). Sendo assim, a VALORIZAÇÃO passa-se pela boa formação e, pra mim, como pedagogo que sou, isto só seria atingido na modalidade presencial. Não estamos preparados para o sistema on-line. E OLHA QUE ALÉM DAS VERDADEIRAS ATRIBUIÇÕES DO SARGENTO, está em jogo a carreira profissional, pelo menos, até Subtenente.
    Precisa-se repensar e recolocar os Sargentos nas suas verdadeiras e autênticas funções( hoje exercidas, muitas vezes, por Cbs e Sds - esses não recebem o salário de sargento para exercer as funções daqueles). Enquanto isso esses graduados, elo entre as praças e oficiais, estão fugindo de suas reais atribuições. Agora se querem Sargentos apenas como cabide de divisas é outra coisa!
    O Sgt deve ser um lider e, como tal, além do bom preparado técnico-profissional( técnicas PM e fundamentos do direito em seus diversos ramos), deve expressar-se bem (escrita e oral). Com a criação do CIEPS pensava-se que o ensino e instrução na PMAC seria prioridade...
    UFA!!!

    ResponderExcluir
  4. Peço a AME que colha maiores informações sobre isso e nos esclareça sobre tal situação. Isso como está sendop colocado não pode acontecer. Se nesses curso da senasp não se aprende quase nada, imagine um curso de formação de sgt a distância. IDÉIA TOTALMENTE REPROVADA.

    ResponderExcluir
  5. Assim como não é a universidade quem faz o profissional, não é um curso on line, que vai formar um bom ou ruim sargento. Dediquem-se, não fiquem esperando somente pelo conteúdo do curso, busquem o diferencial, pois assim é que se deve agir, quer em curso presencial ou à distância.

    ResponderExcluir
  6. Concordo coma busca insessante para ser um bom profissional! Não é o ensino presencial ou a distância que vai fazer um bom profissional. Mas os meios ajudam na melhor preparação. Se no acre nem a telefonia móvel funciona como deveria, imagine um curso de formação de sgt sem estrutura nenhuma (telecentros sem estrutuara...). É muito fácil dizer busque conhecimentos atráves de livros e pesquisas...mas veja que nessa pm não se tem tempo nem para descanso (folga) imagine para estudo particular (autodidata). É PRECISO UMA REFLEXÃO A ESSE RESPEITO. A ACADEMIA DE POLÍCIA JÁ FORMA MAL, IMAGINE UM CURSO A DISTÂNCIA!

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.