quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Unificação de escalas gera descontentamento na PMAC



Os batalhões da PM de Rio Branco se preparam para ter uma escala única. A atividade que antes dependia de uma decisão de cada unidade de polícia, agora passa a ser fixa. A medida administrativa desagradou os militares que solicitam a intervenção da Associação dos Militares Estaduais do Acre (Ameac) para resolver a situação.
12 horas por 24, 12 por 48, 24 por 72, essas escalas estão sob o risco de desaparecem. A proposta a ser implementada agora leva o militar a trabalhar três dias seguidos em horários alternados. A idéia é que os policiais tirem seis horas na parte da manhã, no dia seguinte mais seis horas no período da tarde e, no terceiro dia, doze horas de um dia para o outro no período noturno para folgar 48 horas.
“Não concordo com essa escala. Já me manifestei para meu comandante imediato. A PM me deu apenas um fardamento em mais de três anos. É certo que a farda pode enxugar atrás da geladeira, mas com o coturno é diferente. É descabida essa escala”, declara um graduado por telefone.
A preocupação com o tempo que cada policial ficará de serviço depois de seu tempo em escala, foi um dos elementos que esse graduado também ressaltou.
“Certo azares militares acontecem de forma costumeira no serviço de Rádio Patrulha. Quando temos que atender um caso de flagrante que nos faz passar mais de três ou quatro horas depois do nosso trabalho geralmente não somos recompensados. Quando temos que passar três dias seguidos de serviços, esse tempo por semana triplica”, afirma o policial.
Outro fator ressaltados pelos militares é a ausência da Ameac nessas questões. Como sabemos, a Ame não poderia impedir que os oficiais pensassem em escalas como essas, entretanto, poderia se fazer valer como entidade representativa dos militares e representar seus interesses.
“Eu não sei onde está a Ameac que não se posiciona. Braga, já que você decidiu não sair, mesmo contra a nossa vontade, faça alguma coisa”, declara uma policial que estava de serviço no cento da cidade de Rio Branco.

Algo incerto


Um aviso dado na escala de serviço do 1º Batalhão da Polícia Militar chamou atenção no último dia 13 e provocou comentários entre os militares. A informação da escala chamava policiais interessados em tirar “prováveis” serviços extras e entre parênteses constava a palavra “remunerado”. O que não ficou compreendido é se o serviço seria provável o se a remuneração extra é que seria incerto.
De serviços extras reais, os militares já estão acostumados, mas eles ainda não estão habituados com prováveis serviços extras remunerados.

19 comentários:

  1. Caraca
    e agora José?
    Desse jeito o políça vai passar a morar no quartel e visitar a sua casa.
    Na ausencia do gato, quer dizer do poliça, quem vai se dar bem é o Pé-de-Pano.
    Olha como vamos ficar:
    Segunda-Feira= Serviço de 07 até 13hs;
    Terça-Feira= Serviço de 13 até 19hs;
    Quarta-Feira= Serviço de 19 até as 7hs;
    Quinta-Feira= Com a família (folga do Ricardão);
    Sexta-Feira= PO
    Vai ser muito chifre.

    ResponderExcluir
  2. Só pra lembrar,
    se o políça quiser trabalhar no banco-de-horas, pra ganhar um dinheirinho extra, quem não vai ter folga é o Pé-de-Pano. Além do extra o políça ainda vai almentar a galhada.
    Olha que se o extra for pra manter mordomias como arcondicionado, cervejas na geladeira e coca-cola gelada, ai é muita moleza pro Ricardão.
    É por isso que eu digo pros meus filhos, estudem, estudem pra não ter que passar por isso.
    Ter que morar no quartel e passar em sua casa só de visita.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo eu não aguento mais ficar dentro de uma viatura. Eu quero trabalhar como um cidadão normal e não como um escravo. Eu quero viver e aproveitar a vida antes que a morte chegue.

    ResponderExcluir
  4. EU SÓ TENHO UMA FARDA E ELA ESTÁ VELHA, TRABALHANDO TODO DIA ELA NÃO AGUENTA MAIS DOIS MESES.

    ResponderExcluir
  5. Quando esses oficiais querem mostrar serviço eles tiram o sangue dos policiais. Tá sendo assim agora, mais uma vez esses estamos pagando o preço da promoção de uma meis duzia de estrelas.

    ResponderExcluir
  6. É uma besteira achar que um oficial vai se preocupar com algum subalterno que vai ou não fgalar com ele tanto agora quando na reserva eles estão tão somente preocupados com os salarios que eles irão receber....

    ResponderExcluir
  7. Não podemos deixar de esquecer mesmo ficando reclamando de falta de uniformes ainda assim somos um bando de zé mané, pois gastamos dinheiro com cintos de guarnição, capa de colete, coturnos, e muitas outras parafernalias, toda vez que vejo os telesjornais adimiro a policia de São Paulo no quesito uniforme:, cinto de couro, todos de coletes, e uniformes padroes, devemos cobrar todos os quesitos, me digam quando receberam uniforme de educação fisica?.....

    ResponderExcluir
  8. È o comando, isso é só o começo (***moderado***) aí vocês vai se lascar de vez aguenta bando de abestado, vocês que a mundança de comando ia melhorar arruinou tudo.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Poliça, otário é o praça que acredita que oficial pensa nele como msendo gente..

    ResponderExcluir
  10. Senhores internautas, nosso blog pode ser mais útil se os debates ficarem no campo das idéias, sem ofensas pessoais ou comentários depreciativos. Vamos tentar construir um debate que agregue e que contribua com o crescimento dos militares estaduais. O espaço proporcionado pelo blog é democrático e livre das opressões do nosso militarismo, não é necessária a identificação mais vamos manter o nível elevado.

    ResponderExcluir
  11. Tem oficial se achando o bonzão, raramente se ver estrelas nas ruas, e quando estes são chamados para resolver alguma ocorrência solicitada pelas Rps, vem logo a tristeza, seria melhor não ter chamado, os mesmos não sabem resolver nada. Triste isso!

    ResponderExcluir
  12. Como que eles irão saber resolver alguma coisa na rua?se eles não trabalham na rua! diferentemente de outros estados da Federação, que se ver oficial na linha de frente combatendo a criminalidade no dia a dia.

    ResponderExcluir
  13. JUSTICEIRO.


    Quero dizer aos nossos oficiais, que não sou contra o oficialato, más devo dizer-lhes que nós temos duas polícias, a dos oficiais e dos praças.
    Isso tem que mudar, eu sei também que são os senhores que comandam que se reúnem para debater assuntos internos ou até mesmo para decidir o futuro de um praça, más em primeiro lugar, os senhores tem que pensar que é o praça a base forte da corporação, portanto, além do trabalho, tem que se pensar que o praça tem também uma vida social e isso tem que ser levado em conta para que esse policial seja um profissional valorizado e estimulado para o exercício da sua função. O senhores tem que aprender a ouvir e aceitar as opiniões dos “seus” subordinados, porque esses sim, tem experiência de rua e com certeza isso conta muito. UNIDOS VENCEREMOS.

    ResponderExcluir
  14. Que tristeza!!! acabei de ver a nova portaria que regula a carga horária dos policiais Militares. Voltamos novamente ao tempo da escravidão?! para quem trabalha nas unidades penitenciárias, 24X48! Senhores, tem semana que o PM vai trabalhar 72 horas! além de não poder participar do banco de horas remunerado. Tudo isso por causa de meio soldo!? acordem! essa escala é desumana! Cadê os Direitos Humanos?!

    ResponderExcluir
  15. è amigos policiais, a coisa está ficando cada vez mais insustentável. Essa idéia dessa escala escabida e desumana é do Ten Cel Palladino, que já a pratica no seu BPM a algum tempo, a única solução amigos é nos precaver de flagrantes, o empenho que temos e o amor a nossa farda deve ser deixado de lado um pouco e pesarmos um pouco em nós mesmos, pois, como podemos perceber a valorização do praça sequer está sendo levado em consideração Portanto, sugiro aos colegas que não se empenhem mais, se os índices de criminalidade aumetarem ainda mais paciência, é o que os nossos superiores desejam.

    ResponderExcluir
  16. JUSTICEIRO.

    Amigo,"Direitos Humanos" só pra vagabundo.Infelismente.UNIDOS SOMOS FORTES.

    ResponderExcluir
  17. Meu irmão de farda a polícia já teve muitos nomes q os infratores temiam. Lá vem os canas, os homems, os tiras... e agara é lá vem um magote de cornos. por isso não temas a essa escala de serviço meus irmãos... Ass:ED

    ResponderExcluir
  18. É uma verdadeira falta de respeito com os seres humanos militares. Será que os nossos amigos só pensam em si próprios, com essa tal escala 6/30? Talvez dê ibope para alguns.
    Observamos, apreensivos, a construção dessa escala onde os heróis PPMM ficam amarrados nas opms, praticamente todos os dias de serviço. Como ficará os policiais que procuram levar a sério as dificuldades do dia a dia do ser humano, quando baixarem com estresse, cansaço, chuva, sol, sono e falta de material logístico individual suficiente para um bom desempenho diário, ainda tendo que tratar o cidadão com educação e urbanidade e acima de tudo, estar ausente do lar? (Bom que se diga, já faltam condições na atualidade). Será que serão punidos? É, porque até adoecer o policial não pode mais, até o atestado médico está com os dias contados na polícia. Se vc pegar mais de 3 atestados em um determinado tempo, coitado!!!! Peça pra morrer ou espere a punição, vc já será visto como um fora da lei. (Isso já acontece por aí, na PMAC). PORÉM, NÃO DESISTA, VC É DE FERRO. NO MÍNIMO UMA CASTANHEIRA!!!!!!
    Até hoje, não sei porquê, as mudanças feitas para “melhoria da polícia militar” são sempre nas escalas de serviços das opms. Talvez por motivos óbvios, subordinados podem reclamar, só não podem esperniar, e se alguém tiver a chance desse feito, que adianta? São como as reuniões de sempre, tudo já está prontinho e acabado, é só ouvir e obedecer. Já, bater de frente com o governo pedindo melhorias, hummmmmmmmmm !!!!!!!!!!!!!!!!, não parece ser uma atitude louvável. Não surge nenhum magnífico, brilhante e pensador da nossa gloriosa polícia militar do Estado do Acre, para tomar a frente desse feito.
    O governo, agora que deu início ao curso de soldado, depois de muuuuuiito tempo. Também, pra quê se preocupar? Se os da própria casa, a cada dia, se preocupam em espremer o policial e fazer com que este esteja sempre de serviço e em vários lugares em questão de minutos. Ainda bem que não espremem até sair sangue. UFA!!!!!!!!
    Ainda bem, que lá bem distante daqui, em Brasília, as estrelas dos subordinados sem estrelas, começam a brilhar. Um brilho meio tímido, mas... é um brilho. Ficamos felizes que as melhorias defendidas no congresso sejam para todos, e não somente para um pequeno grupo.
    Deus sabe todas as coisas.
    Que Ele continue iluminando todas as pessoas de Rio Branco, do Acre, do Brasil e do mundo, sem esquecer dos irmãos haitianos. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Deus Esta conosco. Caros Colegas, nao podemos nunca generalizar. Toda generalizacao e burra, preconceituosa. Fazemos parte de uma Corporacao. Nela existem pessoas boas e outras nem tao boas assim. Temos que pensar em nos como um corpo (recursos humanos) pracas e oficiais. Juntos podemos conduzir a Instituicao para um servico de qualidade, sem ofender a nossa dignidade. Deus esta conosco. Eu sei disso, porque apesar de nao sermos valorizados pelos politicos (governantes) continuamos desempenhando nossa funcao dignamente. E ser policial, independente de ser militar ou civil, e sobretudo uma razao de ser, e seremos policiais a nossa vida toda, ate quando DEUS assim permitir. Vamos fazer uma policia FORTE. A sociedade vem entendendo o nosso valor, vejo isso nas ruas. Isso e o mais importante. Deus esta trabalhando, e A PEC300 vai ser aprovada pelo clamor social e pela uniao entre pracas e oficiais do BRASIL INTEIRO. DEUS ESTEJA CONOSCO. Nao podemos ter medo de mudar. vejo muita reclamacao, mas na verdade, percebo o medo de sair da rotina, de inovar. POLICIA FAZ GREVE TRABALHANDO, PORQUE A POLICIA TRABALHANDO INCOMODA OS BAROES.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.