sábado, 12 de setembro de 2009

Notícia posta no site: www.agazeta.net

Agentes penitenciários cobram melhorias e ameaçam greve
Agentes penitenciários ameaçam entrar em greve
Os agentes reclamam da falta de estrutura geral; caso não sejam atendidos eles devem fazer greve
No começo do ano, os agentes penitenciários fizeram uma série de protestos e paralisações para manifestar a insatisfação da categoria em relação à falta de estrutura nos presídios, de equipamentos de proteção individual, de escassa higiene pessoal e de benefícios salariais que não eram atendidos. Para conter o movimento, os órgãos governamentais prometeram ouvir a classe. No dia 18 de março, foi realizada uma assembléia na qual se prontificaram a pedir uma nova remessa de materiais, recebê-los em até 45 dias e já disponibilizá-los. A promessa não foi atendida e até hoje os agentes continuam em péssimas condições de trabalho, recebendo ameaças de morte constantes de presos e sem conseguir a devida assistência de amparo e proteção junto ao Estado.
De acordo com Adriano Marques, presidente do sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap), para fazer com que a administração pública cumpra com sua obrigação e melhore a situação dos agentes, o sindicato protocolou um pedido junto a Secretaria de Articulação Política do Governo e espera resposta até a próxima quarta-feira, dia 16, quando vence o prazo de resposta estipulado em uma semana. Caso não haja uma posição oficial, Adriano conta que o Sindap estará publicando um edital de convocação para novas assembléias de discussões e convênios para a instauração de greves gerais.
“Hoje, 113 agentes penitenciários do Acre já estão capacitados para fazer o devido uso das armas de fogo e têm isso garantido pelo estatuto do desarmamento, só que a direção do Iapen não disponibiliza as armas. Eles ainda não nos deixam usá-las. Além disso, temos direito ao pagamento do adicional titular e de 20% do salário base, mas eles não nos remuneram. Estamos prontos para discutir isso e todas as outras irregularidades. Caso não se manifestem, a solução será convocar a categoria para uma greve geral com o objetivo de colocar novamente em pauta as nossas reivindicações que deveriam, mas não são atendidas”, declarou Adriano Marques.
O presidente do Sindap também questionou os investimentos do Governo para reforçar algumas áreas da Segurança Pública, em esquecimento a outras. “Compraram um monte de novas viaturas (142) para as Policias Civil e Militar e até um helicóptero de milhões (R$ 7,9 mi). Não temos nada contra isso, só que queremos que eles vejam também as nossas necessidades e comprem os materiais de que precisamos”, ressaltou.

Um comentário:

  1. MEUS CAROS AGENTES PENITENCIÁRIOS, VOCES AINDA ESTÃO MUITO NOVATOS, NEM SEQUER COMEÇARAM A TRABALHAR E JÁ ESTÃO EXIGINDO QUE O GOVWERNO COMPRE TUDO QUE SE FAZ NECESSÁRIO! NÃO É ASSIM TÃO FÁCIL, VEJA A PMAC DESDE 1974 VEM BATALHANDO PARA CONSEGUIR MELHORES SALÁRIOS, O FARDAMENTO, AS VIATURAS, OS EQUIPAMENTOS, AS ARMAS E ATÉ HOJE NÃO CONSEGUIRAM SER ATENDIDOS EM SUA PLENITUDE, CUIDADO PARA QUE VOSSA MANIFESTAÇÃO GREVISTA NÃO SEJA TAXADA DE BADERNEIROS PELO GOVERNO, BEM COMO PELO M.P., E HAJA PROCESSO NAS COSTAS DOS MAIS OUSADOS;MAS VC DISSE QUE A PM E A PC RECEBERÃO 142 VIATURAS, SERÁ SÓ QUERO VER PARA CRER, PELO QUE SEI A MAIORIA DAS VTS É CONSTITUÍDA DE 2 RODAS, BICICLETAS, DEVE SER PARA QUE OS GORDINHOS POSSAM FAZER EXERCICIO, JÁ QUE NÃO FAZEM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESTÃO "OBESOS" MUITO BOM, DEVE TER SIDO PALPITE DO CARIOCA, SECRETARIO PARA ASSUNTOS EXTRAORDINÁRIOS. MAS ACHAM VOCES QUE ALÉM DA COMPRA DO MARAVILHA DO HELICÓPTERO, PODERIA SOBRAR DINHEIRO PARA COMPRAR VIATURAS,O SALDO SÓ PERMITIU A COMPRA DAS MAGRELAS OU SEJA DAS BICICLETAS.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.