terça-feira, 18 de agosto de 2009

PEC 300: Militares de Pernambuco acertam os últimos detalhes para a passeata do dia 25


Afinal, quanto vale a vida de quem tem a missão de proteger a sociedade? Cada vez mais insatisfeitos com os salários recebidos e cansados de esperar por um aumento devido, policiais e bombeiros militares de Pernambuco realizam no próximo dia 25, uma grande caminhada pelas ruas do Centro do Recife. Organizada pela Associação dos Cabos e Soldados e com o apoio do Deputado Estadual Soldado Moisés (PSB), a ação tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade de implantação de políticas de valorização profissional da tropa, além de buscar apoio para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 300-A, de 2008.

Conhecida como PEC 300, ela “altera a redação do § 9º, do artigo 144 da Constituição Federal” e estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e aos inativos. Lembrando que os Militares Estaduais das Unidades Federativas não têm direito a FGTS, aviso prévio, pagamento de horas-extras, adicional noturno, filiação sindical e direito de greve. Direito não assimilados esses que afetam o bem-estar social, a própria dignidade e a conquista da cidadania.

A oferta de melhores salários tem como objetivo compensar essa deficiência bem como promover justiça junto aos profissionais de segurança que atuam em outras Unidades Federativas com índices de criminalidade maior que o Distrito Federal, ou seja, eles correm mais risco de vida, não pela qualidade dos ilícitos perpretados, senão pela quantidade e capacidade operacional dos meliantes. Segundo o coordenador da Associação dos Cabos e Soldados, Renílson Bezerra, a proposta tem como base o fato de que já existe o piso nacional dos profissionais da Educação e também existe um Fundo Nacional de Segurança através do Pronasci, programa financiado pelo Governo Federal.

Criada pelo Deputado Federal Arnaldo Faria (PTB/SP), a PEC 300 representa o sonho de dias melhores para os Militares Estaduais de todo o Brasil e desencadeou uma série de movimentos, realizados em diversos estados. Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba já se mobilizaram. Em Alagoas, haverá uma caminhada no próximo domingo (16), a partir das 9h, com saída da Praça Multi-eventos, praia de Pajuçara.

Em Pernambuco, a expectativa da tropa é muito grande. “Estamos com os vencimentos defasados há anos. Os últimos aumentos que recebemos não proporcionaram o nivelamento dos nossos salários com os praticados em outros estados, mais pobres que Pernambuco”, conta Renílson. A expectativa é de que pelo menos 3 mil pessoas participem da caminhada, cuja concentração será na Praça do Derby.

“Será um movimento pacífico, ordeiro, com a participação das esposas, filhos, familiares e amigos. Não estamos brigando contra governos e sim correndo contra o tempo pela aprovação de uma proposta pois, no próximo ano, haverá eleições e tudo pára”, explica o coordenador. Logo após o término da caminhada em Pernambuco, Renílson e outros representantes da Associação viajam para Brasília. Lá ele participa de uma ação nacional, realizada durante do Conselho Nacional de Segurança Pública que acontece entre os dias 27 e 30, reunindo Militares Estaduais de todo o Brasil.
Assessoria de Imprensa da ACS - PE

2 comentários:

  1. Vamos nos preparar para quando chegar a nossa passeata em defesa do maior e mais importante sonho que poderá ser realizado. Por isso, vamos encher as ruas de Rio Branco, e mostrar nossa união e a esperança que temos em ver aprovada a PEC 300.

    ResponderExcluir
  2. Estou ancioso pra q essa caminhada chegue logo aqui em Minas Gerais.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.