quinta-feira, 30 de julho de 2009

CORONEL DA PM/BA É CONDENADO POR PRÁTICA DE TORTURA CONTRA POLICIAIS MILITARES

O coronel da Polícia Militar Adelson Guimarães de Oliveira foi condenado a quatro anos, três meses e vinte cinco dias de reclusão por prática de tortura contra um sargento e um tenente da PM durante a greve da categoria ocorrida em julho de 2001. A defesa tem o prazo de cinco dias para recorrer da decisão em primeira instância em liberdade.
Na época, Guimarães era comandante-geral do Corpo de Bombeiros. De acordo com a decisão do juiz da 13ª Vara Criminal, Alfredo Santos Couto, o coronel ainda perderá o cargo e deverá pagar R$ 10 mil à título de reparação de dano moral ao sargento e ao tenente agredidos.

De acordo com a denúncia oferecida pelos promotores de Justiça Roque de Oliveira Brito e Paulo Roberto Coelho Brandão, em 2001, durante o período de paralisação da PM, um tenente e um sargento, cujos nomes não foram revelados, foram submetidos a intenso sofrimento físico e mental no quartel central do Corpo de Bombeiros.

Ainda com informações dos promotores, 'eles sofreram torturas físicas e psicológicas praticadas pelo coronel Adelson Guimarães' depois de terem viajado a Brasília para informar às autoridades competentes sobre a situação da segurança pública no Estado. A denúncia teria resultado em perseguições e ameaças a eles.

Em razão da viagem, da participação no movimento de greve e sob a alegação de incitação a motim e conspiração, explica o promotor Paulo Brandão, os PMs foram presos preventivamente por ordem da Justiça Militar.

O juiz Alfredo Couto destacou em sua decisão que todas as ações perpetradas por Guimarães demonstram que ele 'deturpou o dever de proteção que tinha sobre os presos, com o intuito de acabar com a greve e prosseguir na sua escalada ascendente hierárquica'.

O tenente foi, segundo a denúncia, preso cautelarmente e conduzido ao quartel, após retornar da viagem a Brasília. Na sua chegada ao local, que ficava sob o comando do coronel Adelson, ele foi ofendido e desnudado para revista, lá ficando incomunicável por dois dias, até seus pais conseguirem localizá-lo.

No quartel, segundo narrado nos autos, ' 'o coronel prometeu ao tenente que se saísse com ele de quartel em quartel para debelar a greve, não seria punido, não sofreria nada'' .

Já o sargento que, paralelo a esta situação, estava preso em uma unidade de Simões Filho, também sob a guarda de Adelson Guimarães, passou diversas madrugadas sendo levado à presença de Adelson que o torturava psiquicamente.

'Certo dia, complementa a sentença, o sargento foi encontrado desacordado na clausura por causa da inalação de produtos químicos e, ao ser levado para o Hospital Jaar Andrade, foi internado com quadro de episódios de crise convulsiva seguido por diminuição do nível de consciência'.

Após a alta, ele ' 'foi jogado em um hospital psiquiátrico'', onde foi constatado que não havia necessidade de internação. De lá, o sargento foi levado para o quartel do Corpo de Bombeiros, onde, em momento de tortura psicológica, foi colocado, juntamente com o tenente, 'numa sala vigiada por vários policiais, que saíram do recinto um a um. As luzes se apagaram, eles ficaram no escuro, e houve um disparo de arma de fogo no ambiente'.


Fonte: Correio da Bahia

2 comentários:

  1. QUEM NÃO SE LEMBRA DE VELHO JARGÃO DA ATUAL SITUAÇÃO, QUE O CRIME ORGANIZADO ESTAVA NA CADEIA, MAS AQUI NO ACRE A TORTURA TEM UM AR DE REQUINTE, SEM DERRAMAR SANGUE, SOMENTE MORALMENTE SOMOS TORTURADOS TODOS OS DIAS,VENDO QUEM COMANDO FICAR IMPUNE, E OS PAUS MANDADOS SENDO PRESOS.PRA DIZER QUE NÃO É MENTIRA:QUEM NÃO SE LEMBRA DO DESVIO DA VERBA DO HOPITAL DOS PMs,O CORONEL QUE COMANDAVA NÃO JUSTIFICOU ATÉ HOJE.AS COISAS NÃO MUDARAM TANTO ASSIM.

    ResponderExcluir
  2. PENSO QUE A TORTURA AQUI É INSTITUCIONALIZADA,ONDE O REGULAMENTO É DO TEMPO DA DITADURA,E SÃO USADOS PRA ATENDER INTERESSE TANTO PARTICULARES QUANTO GOVERNAMENTAL,ESQUECENDO ELES QUE A SOCIEDADE PRECISA DE UMA POLICIA HUMANIZADA E NÃO EMBRUTECIDA E DESMOTIVADA.

    ResponderExcluir

Evite palavrões. Dê seu apoio, faça a sua crítica, mas com respeito a todos.